segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mantiqueira

Dormi em uma pousada rural na beira da estrada, onde fui muito bem recepcionado e recomendo (Pousada Rural São Benedito). Na manhã seguida, me apeguei a todos os santos pedindo uma pausa na chuva e fui atendido. Os primeiros km de Estrada Real não passam veiculos, por isso precisava ir por rodovia, quando descobri que estava interditada. Cai num desvio muito legal, em meio a fazendas e curvas animais no pé da serra.... me deparei com um marco.... logo caí na SP-52, que sobe a serra até a Garganta do Embaú....

Detalhe para uma bifurcação na ER, que só pode ser feita a pé, por causa de trilha fechada. Dá acesso ao Tunel




Garganta do Embáu - Vista para o Vale do Paraíba. Ao fundo Serra do Quebra Cangalha (da onde viamos a mantiqueira ontem), e a Serra do Mar



A Garganta do Embaú sempre teve papel estratégico na região. Essa barreira natural hoje serve como divisa entre SP/MG, desde a formação da provincia de MG após a guerra dos emboabas. Na revolução de 32 os paulistas conseguiram manter o posto contras as tropas federais que tentavam entrar no vale pelo tunel de trem (1)

Logo entrei novamente na ER, e segui por uma estrada que acompanha um trilho até Passa Quatro. Essa cidadezinha tem um ar muito agradavel....




Segui para Itanhadu por estrada plana, sem problemas, pois estava bem seca também...



O trecho Itamonte - Itanhandu é bonito, em uma estradinha que vai rabiscando os morros, com pousadas e sitios, com uma bela vista....


Após Itamonte, seguindo instruções da planilha, segui até Capivari por rodovia, já que não passava veiculo... Dali estiquei até Pouso Alto.

Em Pouso Alto foi muito complicado achar os marcos, pois a planilha é marcada no sentido contrário, e ainda a cidade é cortada pela rodovia.. só conversando com os moradores para eu me achar.... Segui até São Lourenço pela ER muito mal sinalizada, com marcos muito distantes, o que nos coloca em dúvida sobre a rota... além de ser um trecho desinteressante... na proxima eu pulo...





Para Caxambu, também precisei pegar rodovia em um trecho, segundo a planilha. Dei sorte e achei a saída após o desvio, e entrei na ER num dos trechos mais bacanas e longos de estrada de terra...


Varias porteiras, e muito gado na estrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário