segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

abs

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Vídeos

Com esse post começa um série de vídeos feitos durante a viagem...

Vídeos em Carrancas

Centro de Carrancas - MG

Cachoeira Véu da Noiva - Carrancas/MG

Poço das Esmeraldas - Carrancas/MG

Estrada Real entre Carrancas e Capela do Saco/MG

Estrada Real entre Carrancas e Capela do Saco/MG - Trecho após a Serra

domingo, 21 de novembro de 2010

Marco Zero

No sábado foi dia de voltar para Diamantina e encontrar Rose e a família Highlander, que coincidentemente marcaram o Encontro Estadual nesse feriado... melhor não podia ser.... e isso iniciou um final de semana muuuito legal ao lado dessa galera animada e com muito bom papo....

guga e guilherme

sandro e juça

myiazaki sacaneando juça

antônio e tell

wesley e paula

Valeu também o test-drive na Ténéré 250 trazida pelo Miyazaki lá de SP... Moto invocada pronta pra colocar na estrada e viajar.... Gostei!

No domingo tive a ótima surpresa da visita dos primos, que passaram o domingo conosco...

Após reunir a galera, fomos fazer a já tradicional foto oficial, que neste evento foram várias rsrsrs

Começando pela foto no Passadiço da Glória

Família Juça na janela

Choveu muito no sábado (novidade nehh galera), mas o domingo ajudou e fomos almoçar em um restaurante na rodovia após a serra.... e claro que é nessa horas que rolam os lances mais engraçados... não têm como esquecer a piada da Coca-Cola é Fanta, e da Carpa-Capim....

Rodrigo
 Foto de Paulo Tié

Após o almoço, visitamos o cruzeiro, de onde se tem uma vista bacana da cidade... e mais uma foto oficial rsrsrsrs
De lá o Marper agitou encontrarmos o marco inicial da Estrada Real.... Claro que iria fazer isso sozinho, mas o bacana foi ele mobilizar a galera inteira para acharmos o danado.... entramos numas quebradas de Diamantina e depois de muito perguntar, e também com a ajuda do nosso novo amigo tornadeiro, encontramos um marco já a 2km do inicio da ER.... voltamos seguindo os marcos até o encontrarmos o primeiro... Showwwww.... Não me dei conta que estava completando essa rota acompanhado de esposa, família (minha prima e cumadi estava lá tb), e desses amigos que encontrei nos highlanders.... bom dimais sô rsrsrsrsrs....

Essa é a MINHA foto oficial no primeiro marco da estrada real....

E agora a foto oficial do encontro no Marco Zero da ER rsrsrsrs
 Foto de Paulo Tié

Dái seguimos pra fazer a foto oficial no mercadão rsrsrss...

A noite do domingo foi dedicada para mais bate papo e para as despedidas, já que alguns tomariam o rumo de casa na madrugada... apesar de ser o encontro mineiro, havia amigos vindos da bahia, são paulo e brasília, que precisavam se preparar para a longa viagem de volta...

No final da noite, fizemos a foto oficial na escadaria da matriz.... rsrsrs

Foto de Paulo Tié

Na manhã seguite eu aproveitei o bonde de são paulo e acordei cedo pra cair na estrada... 4h30 estava de pé...

Me surpreendi porque levei razoávelmente bem as 14h30 de viagem, talvez por conta das várias paradas que fizemos para abastecer, onde sempre prolongávamos o tempo com um bate-papo.... claro que o banco erê, e principalmente o apoio nas costas ajudaram bastante....

Foto de Juça Bala

Nesses 18 dias de viagem passei por muitos lugares, conheci pessoas daqui e do exterior, passei dificuldades e me superei, tive medo, tive dúvida, horas de certeza, outras de reflexão.... tive muitos momentos alegres, na oportunidade de conversar com pessoas nunca antes vistas, e na oportunidade de estar em lugares maravilhosos que somente DEUS seria capaz de criar para nós...

Em uma viagem de moto sempre há momentos solitários enquanto pilotamos..... mas numa viagem sozinha, esses momentos são maiores e é ruim não poder compartilhar aqueles momentos onde chegamos em uma bela cachoeira, ou num alto de serra a perder de vista, ou ao admirar a genialidade dos artistas barrocos.... companhia serve também para dar aquele gás quando o cansaço e a preguiça bate, ou pra puxar o freio quando estiver muito confiante.... pra mim esse foi meu maior aprendizado...

O mundo lá fora tem muitas coisas lindas, que podemos sim conhecer sozinhos.... mas estar acompanhado faz muita diferença....

Agradeço muito as pessoas que acompanharam por aqui minha viagem, que pra mim era especial.... agradeço minha esposa, Rose, pela confiança e incentivo..... agradeço minha família, que com muita oração tenho certeza que me livraram de perigo e problemas..... agradeço muito aos amigos dos Highlanders, que através de exemplos me mostraram que dá sim pra fazer uma viagem dessas de moto, e ir muito além disso...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Hostel bacaninha em Ouro Preto: R$ 30,00.... Guia pra te levar no Tabuleiro: R$ 50,00..... Chegar na casa da vó após de 15 dias de viagem, e meses sem ver a família: Não tem preço!

Até que acordei disposto a descer novamente até o Tabuleiro, mas São Pedro não estava disposto a me ajudar, e mandou agua aqui pra baixo.... tanta que não sabia se era melhor esperar a chuva diminuir, ou ir logo e passar por estradas menos encharcadas... optei pela segunda...

Tomei um cafezinho bemmm regulado no hostel de Tabuleiro... um pedaço de bolo, um pão quente e um copo de suco, e saí dali..... valeu a pena porque sempre se conhece gente interessante em albergues.... dessa vez foi um mineiro bom de papo e uns cariocas malucos que saltam de base jump lá do Tabuleiro e de muitos outros lugares... pra quem não sabe é aquele esporte maluco que o cara se joga de edificios, pontes, penhascos... só queria entender porque usam capacete??? Será que adianta alguma coisa numa queda de 300m rsrsrsrs

Vídeo do You Tube - Base Jump no Tabuleiro

Com tanta chuva e decidido a não seguir pela ER por causa da chuva, resolvi pegar a rodovia que vai direto pra Serro.... Só digo uma coisa: que estradinha ruim sô.... a terraplanagem nos primeiros 20 km complicou muito a viagem, criando muita lama... os outros 40km foram bemmm mais tranquilos, mas ainda muita terra.... Cheguei irreconhecível a Serro, lameado de cima a baixo, com metade da cidade me olhando...

A importância de Serro durante a existência da Província de Minas Gerais são comprovadas pelo casario e as igrejas da época, pois foi um importante centro econômico... O centro da cidade é bem interessante lembrando muito cidades que ficaram lá atrás, como Parati... Mais um exemplo onde a escassez do ouro e diamante e o isolamento forçado (a cidade não conseguiu se incorporar as redes de ferrovias) permitiu a conservação do patrimônio histórico, tombado desde 1938

Matriz de Serro

Centro Histórico

Nuó, perdi o folego só de olhar essa escadaria

Casario

Saí rumo a São Gonçalo do Rio das Pedras, em um trecho com pontos muito íngremes... Conversando com os nativos, me diziam "que essa moto passa", adiantando que a coisa não devia estar muito boa por lá.... de São Gonçalo a Diamantina já sabia que haveriam morros complicados em época de chuva... rodei 10 km observando as nuvens anunciando chuva mais tarde... e ainda tinha que chegar a Montes Claros, que fica 3h depois de Diamantina, pra ver minha avó e família... Nisso já eram 2h da tarde..... Nem pensei..... Com pesar de ter que pular mais um trecho de ER, mas com a vontade de ver minha família logo, voltei tudo e segui por rodovia até Diamantina, e após isso para Montes Claros.... Foi bom ver a surpresa dela e minha tia ao me ver chegar de moto de tão longe, e após tantos dias de estrada... Os dias lá também serviram para matar a saudade de um local familiar....

Matriz de Diamantina

Motoca

Sertanejão com os primos

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Olá pessoal... Não abandonei o blog não viu... é que os ultimos dias foram muito corridos, e ainda fiquei sem net... entre hoje e amanha eu conto como foi os ultimos dias...

abs

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quase lá, mas já valeu!

Em mais um capítulo dessa trip, saí de Itambé ainda sem saber onde gostaria de parar.... A ER até Morro do Pilar mescla entre trechos com muita areia (primeiros 10km), onde a chuva ajudou porque assentou a estrada, depois alguns trechos com lama, onde foi inevitável meter o pé nela, e nos ultimos km com uma estrada bem melhor... mas é um trecho muito bonito, com uma vista linda pra serra do espinhaço.... além de algumas formações rochosas próximas a estrada....

Passando por Morro do Pilar, onde só tirei uma foto da matriz e fui embora, o trecho até Conceição do Mato Dentro é muito bonito, com árvores altas e o cheiro de mato e umidade... lembra muito as trilhas da serra do mar.... tem varios trechos com lama, e bastante erosão que compromete a pista...... Mais um trecho muito legal de rodar....

Matriz do Morro do Pilar

Trecho após Morro do Pilar

Matriz de Conceição

Chegando no asfalto veio um cara prosear, falando que sempre faz enduros na região, ele e o filho.... deve ser bem legal ter o filhão acompanhando nessas trips....

Adiantou que as ladeiras que vão pra Serro eu só consigo subir se colocasse pelo menos o biscoito no pneu traseiro.... com isso minhas duvidas acabaram... vou pra Serro por Rodovia mesmo... e na próxima eu trago um pneu pendurado na moto... ou venho durante o inverno, que chove menos....

Fui até o Tabuleiro conhecer a danada da cachoeira..... almocei e acelerei, pois o parque fechava as 14h.... Deu tempo de chegar, mas o guarda do parque adiantou que a caminhada é muito pesada, precisa estar acostumado..... e se ver sinal de chuva, trata de voltar, porque o rio enche rápido.... São 1h30 de caminhada braba, se arrastando em paredão e no leito do rio, antes de chegar ao poço...

Incrível como dá pra escutar o barulho da danada de muito longe....

Esse paredão é muito grande!!

Pra não desistir sem antes tentar, fui embora e sempre olhando a cabeceira da cachoeira.... estava quase no rio, após descer um paredão desumano, quando olhei pra trás e vi uma mega nuvem preta.... merd****.... porque não vi antes.... De onde eu voltei já deu pra ter uma visão bem legal da cachoeira, então tratei de voltar e fiz a caminhada mais pesada da minha vida.... muito dificil o paredão, e precisa estar com disposição..... cheguei na moto já chuviscando, mas foi só descer e a chuva caiu com vontade.... Fiquei ensopado, mas ainda assim valeu, pois pelo menos eu tentei..... Amanha, se acordar com disposição vou lá de novo....

Vista da Trilha
Após a chuva, a queda menor da direita estava tão grande qto a dá esquerda

Mais chuva no meu pé

Tabuleiro entrou para a minha lista de pontos que não devem faltar nessa Estrada Real...

Agora é tocar pra Diamantina.....

Agora é o Caminho dos Diamantes

Eita fim de semana dificil em Ouro Preto.... mas segui, agora pelo Caminho dos Diamantes, sentido Mariana.... Mariana é uma cidade bem urbana, diferente daquele ar de história de Ouro Preto.... Foi a primeira capital da provincia de Minas Gerais, antes de Ouro Preto assumir o posto.... Conheci o centro histórico com as duas igrejas na mesma praça, e toquei a frente...

Câmara Municipal

Passei por Catas Altas, numa cidadezinha muito agradável e interessante, com uma vista muito bonita da serra quando estamos na matriz.... No caminho pra Santa Barbara passei pelo Bicame de Pedras, construido no século XVIII para captar agua da Serra do Caraça a ser utilizada na mineração....

Matriz de Catas Altas

Vista da Serra de frente pra Matriz

Bicame de Pedras

Por falar em Santa Barbara, pela fama da cidade, acreditei que haveria algo interessante, mas perdi meu tempo rodando no centro.... Dali segue uma variação da ER que segue para o Santuário do Caraça, que pra mim foi o grande débito desta viagem, pois o parque é muito bonito, e merecia mais de um dia pra conhecer.... fica pra próxima trip...

Entre Bom Jesus do Amparo e Ipoema a estrada está sendo asfaltada, e por isso, os trechos que está na terraplanagem estão um pouco lisos, mas nada demais... infelizmente, pra nós caminhantes da ER isso soa como uma perda, mas como não há caminhos alternativos para chegar naquelas comunidades, acaba sendo um ganho importante para as cidades...Tentei conhecer o museu do Tropeiro de Ipoema, mas não abre as segundas, e por isso perdi esse passeio.... O caminho até Itambém é muito bacana, com vistas animais das Serras do Lobo, Serra do Travessão e outra lá que esqueci o nome... todas fazem parte da Serra do Espinhaço...

Cheguei a Itambé do Mato Dentro,cidadezinha minuscula mas muito agradável.... depois de conhecer algumas pousadas, fiquei na Pousada Da Ruth.... Ruth e Glauber são os donos, duas pessoas muito simpáticas, que me deixaram super a vontade e deram várias dicas de como chegar na cachoeiras da região, que são muitas.... recomendo, e com ctz ficarei com eles novamente na próxima... Os dois dias eu jantei na casa da Dona Dalva de frente pra pousada, uma senhora que faz comida no fogão a lenha e com muita fartura.... como é bão minas rsrsrsrsr

Sobre as cachoeiras, há algumas bem próximas, como a do Lúcio,e outras bem distantes, como a Entancado e da Maçã....

Pra chegar nessas duas ultimas, você deve passar pelo povoado Cabeça de Boi.. a estrada até lá tá tranquila e até carro vai.... mas de lá pra frente tá brabo... já começa com travessia de rio de uns 30m com bastante pedra... depois tem pasto, que o gado deixa daquele jeito: merda pra todo lado e muito liso... passei devagarzinho e fui embora, por mais 5km, passando por umas 10 porteiras.... lá tá tudo muito bem sinalizado, e numa caminhada de uns 10 minutos dá pra chegar nas cachoeiras, que vale cada passo dado, principalmente a da Macã....

Dei azar porque o céu escureceu, começou a ventar e aí já sabe: Vem chuva!!! Fui correndo até a Maçã, e cheguei morto.... voltei correndo e toquei de volta..... só deu tempo de chegar até os pastos, que a chuva apertou e sorte que levei capa... atravessei o rio e subi a ladeira com a moto rabiando, cruel.... parei na praça uns 20 minutos e nada da chuva passar.... parecia um doido de capacete sentado no banco da praça olhando pra chuva rsrsrsrs.... no final, resolvi ir debaixo de chuva mesmo....

Travessia de Rio

Cachoeira do Entancado
Cachoeira da Maçã

No meio do caminho fica a Cachoeira da Vitória, que tem 70 e tantos metros.... mas ali não tinha referencia, então parei a moto e peguei uma trilha errada e nada da cachoeira.. Pelo menos deu pra ver o Pico do Itacolomi de Itambé, o mais alto da Serra do Cipó.... Deu pra ver de longe que quase não tinha agua, então voltei e resolvi tocar pra outra cachoeira que é bem pertinho da cidade..... achei porque tinha um carro parado... aí foi fácil..... a cidade tem outras cachoeiras maravilhosas, como Serenata, do Funil.... mas o dia foi curto....

Cachoeira do Itacolomi

Cachoeira do Lucio

Agora é tocar pro Tabuleiro, a maior cachoeira de Minas, quase 300 metros!!!